Palestras, Oficinas e Debates do XI Gramado Cine Vídeo
Com a finalidade de fornecer suporte aos participantes do Gramado Cine Vídeo, realizamos anualmente palestras, oficinas, encontros e debates na área Audiovisual, sempre ministradas e coordenadas por profissionais de grande renome no meio cinematográfico nacional.
As atividades realizadas na edição passada do evento tiveram grande aceitação e repercussão por parte dos alunos, porém, devido ao grande número de participantes, resolvemos, com o intuito de qualificar e aperfeiçoar nossa proposta didática, restringir as vagas para no máximo 25 pessoas por atividade, visando um melhor aproveitamento das informações transmitidas pelos orientadores.
Abaixo, a Programação das Palestras, Oficinas e Debates do 11º Gramado Cine Vídeo, e um breve currículo dos profissionais que orientarão as atividades:
CURRICULUM DOS PALESTRANTES
CONHEÇA MELHOR OS PALESTRANTES E OFICINEIROS DO 11º GRAMADO CINE VÍDEO:
ALZIRO BARBOSA DO NASCIMENTO JR. é formado pela faculdade de Direção de Fotografia do Instituto Estatal de Cinema da Rússia (VGIK), e com título de Mestre pela mesma Academia.
Foi professor universitário na FAAP, orientando a cadeira de Fotografia e Iluminação da Faculdade de Rádio e TV. Também atuou como orientador de diversos workshops pelo Brasil, no Festival de Cinema de Curitiba, pelo SENAC, IECINE e outras entidades. Ministrou curso de Direção de Fotografia para profissionais da TV Globo, e realizou diversas reportagens fotográficas para a Revista Veja em Moscou e São Petersburgo.
Realizou diversos filmes, entre longas, curtas, videoclipes e outros trabalhos em 16mm e 35mm, inclusive sendo alguns selecionados para Competições Internacionais, como o Munich International Festival e o Student Academy Awards.
Tendo realizado mais de 20 filmes em sua carreira, Alziro Barbosa colocará toda sua experiência e vivência internacional à disposição dos participantes da oficina Direção de Fotografia, que será realizada pelo Gramado Cine Vídeo.
OTTO GUERRA é conhecido nacionalmente por seu talento na àrea de animação em Cinema, e desde seu primeiro trabalho “O Natal do Burrinho”, vem arrebatando diversos prêmios em Festivais de cinemas brasileiros e internacionais, tendo participado de vários festivais, como Festival de Bilbao (Espanha), Festival de Oberhausen (Alemanha), Festival de Gramado, Festival do Maranhão, Festival de Havana (Cuba), Festival de Annecy (França), Festival de Animação de Otawa (Canadá), Festival de Espinho (Portugal), Cairo International Film Festival for Children (Egito), D-I-F-F (EUA), , Festival de Hiroshima (Japão), Festival de Vina Del Mar (Chile), Festival Gay e Lésbico de Lisboa (Portugal), Festival de Animação de Bruxelas (Bélgica), Festival de Mendrisio (Suiça), Festival de Animação Lleida (Espanha), Brazilian Film Festival of Miami (EUA), Castelli Animati (Itália), Festival de Biarritz (França), entre outros.
Produziu mais de 400 comerciais desde 1978, além de filme educativo sobre paralisia infantil para a ONU e sobre a Malária na África, para o Banco Mundial.
Na edição passada do evento, Otto Guerra orientou oficina de animação, tendo grande número de inscritos e ótima repercussão por parte dos participantes. Este ano, estará novamente ministrando oficina de animação no evento, sendo uma das grandes atrações desta 11º edição do Gramado Cine Vídeo.
ROGÉRIO BRASIL FERRARRI é Bacharel em Comunicação Social, formado pela FAMECOS / PUCRS, registrado como Jornalista Profissional e Técnico em Espetáculos de Diversão, tendo sido presidente e vice presidente da APTC-ABD/RS (Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos – Associação Brasileira dos Documentaristas).
Rogério foi membro eleito do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, sendo indicado pela área de Cinema e Vídeo. Trabalhou na agência Marca Propaganda, e fez estágios de observação na R.A.I. e na Cineccitá, em Roma na Itália. Também atuou como assistente de Direção, Roteirista e Diretor na Produtora Clip Vídeo-Cine.
É sócio-proprietário da RS Multimedia Televisão e Cinema, onde atua como Produtor Executivo, Diretor, Roteirista, Montador e Cinegrafista.
Participou, através dos filmes “Paulo e Ana Luzia em Porto Alegre” e “Netto Perde Sua Alma” (no qual atuou como Co-Roteirista) de diversos Festivais pelo Brasil e Exterior, entre eles do Festival de Gramado, Festival Mix Brasil da Diversidade Sexual, Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, Festival de Cuiabá, Curta nas Telas, Vitória Cine Vídeo, Festival de Jovens Realizadores de Granada (Espanha), Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente (Argentina), Festival de Curtas do Mercosul, Guarnicê de Cine e Vídeo, Festival Chileno Internacional del Cortometraje (Chile), Palm Springs International Short Film Festival (EUA), L’Estrange Festival (França), Festival Internacional de Cinema da Catalunya (Espanha), Leeds International Film Festival (Inglaterra), Festival Internacional de Cinema da Amazônia, Horror e Sci-Fi da American Cinematheque (EUA), entre outros.
Além desta ampla bagagem internacional, Rogério Brasil Ferrari participou de diversos cursos e oficinas na área cinematográfica, como Curso de Interpretação Teatral (ministrado por Beatriz Segall), Extensivo de Iniciação Teatral, Interpretação para Câmera, Oficina de Criação Literária, Curso de Direção de Atores para Cinema e Workshop em Screnwriting na Gotham Writers Wokshop Inc (Nova York, EUA).